domingo, 23 de setembro de 2012

Hora do Chá

Pierrot

  Olá, estamos aqui de novo para conversar sobre algo lindo, e que particularmente, me agrada muito. Pierrot é um personagem que deu origem aos palhaços do mundo todo, e como sua história começa na Europa medieval, e eu suponho que seu nome seja francês, vamos voltar para aquele café na França, certo? Se teletransportem para lá, assim poderemos começar de novo uma hora do chá.

  Para início de conversa, o nome que eu uso não está em português pelo simples fato da escrita não me agradar, mas para os que estão sabendo do assunto pela primeira vez, a pronuncia é: pierrô. Falo isso porque o francês adora trocar o "i" por "a" aliás, o nosso nome se fala "quarto de boudoar". Mas continuemos... Como já disse, ele surgiu na Europa na forma de um personagem de um teatro de rua, e mais tarde esse tipo de apresentação foram chamadas de "Comédia Dell'arte".

  O Pierrot é um jovem ingênuo e inocente, que se apaixona por Colombina, uma dama de companhia de famílias nobres. Esta, por sua vez, é apaixonada por Alerquim, um rapaz festeiro e irresponsável, e é correspondida nesse amor. Não conheço bem o final, mas como era na base do improviso, há duas possibilidades de fim: o Pierrot conquista seu amor ou ele é completamente rejeitado.

  Ele é sempre retratado com roupas folgadas e uma lágrima sob o olho, para mostrar o quão triste é por não ter o amor de Colombina. Ela sempre bem-vestida e graciosa, conquista a todos, enquanto Alerquim se veste com losangos e sempre gosta de desdenhar os sentimentos de Pierrot.

  Basicamente, esses dois são a personificação de todas as formas de amor. Pierrot, é o amor platônico que sofre em silêncio esperando que sua amada o reconheça. Alerquim é a paixão vassaladora, forte e rápida, que acaba quando os primeiros problemas surgem na relação. Colombina fica dividida entre a animação de um, e a serenidade de outro.

  Os teatros eram realizados nas ruas, improvisados por diversos atores. Tinha os patrões, o Capitão, o Avarento e as damas de família para quem Colombina trabalhava. Como não tinha um roteiro definido, eles tinham que se adaptar com novas falas e situações, até porque, era no meio da rua, então qualquer cachorro poderia ir para cima de um deles, e nem por isso o espetáculo poderia parar.

  Eu simplesmente sou apaixonada por Pierrot e seu amor tão puro, sério, não entendo como a garota não gostava dele. Bom, eu tenho que ser sincera, em meus tempos de leiga, os quais não foram há muito tempo, sempre vi um caso entre os garotos. Claro que ainda vejo um pouco, porque não suporto Colombina, e os dois são bonitos na minha imaginação.

 Várias das minhas músicas favoritas e personagens foram inspiradas nele, então como não amá-lo? Vou postar algumas imagens, espero que gostem~

Allen Walker





The Fifth: Pierrot (Kagamine Len)


Karakuri Pierrot (Hatsune Miku)




  Bom, para finalizar, vou colocar os links de algumas músicas, espero que vocês gostem ^-^





                                                                                 By: Kaori

0 comentários: