domingo, 5 de agosto de 2012

Hora do Chá

     Contos de fada

    A nossa hora do chá será outro tema que me agrada muito. Com certeza todos já ouviram ou viram uma história das princesas da Disney quando criança, então nenhuma das coisas que vou falar agora será totalmente desconhecida para vocês. Aliás, aproveitando a introdução, lembrem de se imaginar naquele café em Paris que estávamos na última vez. A hora do chá tem que ter um lugar apropriado.

    Quando se tratava dessas historinhas infantis eu sempre fiquei com o pé atrás, porque eu nunca vi lógica, por exemplo, na Cinderela. Como o príncipe pode não reconhecer o rosto da garota que ele dançou a noite toda? E se o pé de outra garota entrasse no sapato? As respostas surgiam na minha cabeça e ninguém me dava uma resposta aceitável para minha mente precoce de dez anos.

    Quando cresci fui procurar respostas na internet e finalmente consegui meu abjetivo. Como eu suspeitava, nenhuma das versões da Disney é verdadeira, todas foram adaptações que destrincharam a história original, mudando finais e as lições que eles queriam passar. Como fizeram isso? Muito simples, tiraram a parte macabra dos contos de fada, assim todos ficariam felizes.

    Meu exemplo favorito é a "Pequena Sereia". Pra começar, na primeira versão nem nome ela tinha, o escritor se referia a ela como "sereiazinha", mal faço ideia de onde surgiu a famosa "Ariel". Além disso, a sereia não fica com o príncipe no final, ela vira espuma depois dele ter se casado com outra. Essa versão mais triste e melancólica mostra todas as dúvidas que a sereia passou, a agonia de não poder falar seus sentimentos, a dor que sentia em suas pernas falsas... Tudo isso não fez ela desistir do príncipe. Ela aprendeu o que é o amor. Comovida

   Cinderela é outra coisa que me intriga, afinal, como raios o sapato caiu se ele cabia perfeitamente?! Tenho pra mim que todos já filosofaram sobre isso e vou mostrar minha teoria: ela não queria aparecer coberta de cinzas e trapos na festa porque sabia que o príncipe não olharia pra ela na sua forma de "gata borralheira". Então ela escondeu quem era de verdade, para ter alguma chance com ele, depois da meia-noite, ela voltaria a sua forma original e o seu amor não gostaria mais dela, com essa certeza ela saiu correndo. Mas nada teria valido a pena se acabasse ali, então deixou acidentalmente seu sapato cair. Uma mentira muito bem articulada pro meu gosto. Palmas a Cinderela que por 700 anos continua enganando a todos! Nessa mesma versão as irmãs malvadas cortam seus pés para eles caberem dentro do minúsculo sapatinho de cristal.

    Bom, já comecei a destruir a infância de alguns, sendo assim, vamos continuar logo para que não sobre mais nada. Sabiam que na verdade, a Branca de Neve era uma vadia? Sim, exatamente, já na adolescência ela já tinha seduzido seu pai, o rei, e despertado a fúria da rainha. O resto da história é igual ao que todos conhecem, com exceção de algumas partes, como a do banquete que a rainha faz achando estar devorando a filha e o final, em que a princesa obriga sua mãe a dançar em sapatos em brasa até a morte.

    Pode ser que estas versões sejam muito cruéis para as crianças de hoje é claro que são, mas acho que é bom sabermos a verdade, porque passamos a entender melhor a história. A Disney foi muito ninja para mudar tantas coisas e fazer as princesas parecerem as "coitadinhas" da história. Claro que não condeno a empresa por fazer isso, afinal é bom poupar as crianças da carnificina que rolava nas histórias de antigamente.

    Bom, acho que me empolguei de novo escrevendo, espero não ter entediado vocês. E tem outra coisa... Pensar em um assunto bom pra esse quadro se tornou uma tarefa mais difícil do que eu esperava, então, se tiverem algo em particular que gostariam de conversar aqui, estejam a vontade para falar. 

     By: Kaori

0 comentários: